segunda-feira, outubro 30, 2006

JORNAL DA TARDE – 27 de Maio de 1971
Título: Você já pode encomendar seu Volks 72
Subtítulo: A Volkswagem tem cinco modelos 1972 à sua escolha: os sedans 1.300 e 1.500, a Variant, o 1.600 TL e o novo TL de quatro portas. Você já poderá comprá-los em junho.

A Volkswagem do Brasil anuncia seus planos e suas novidades. Um dos planos: ampliar as instalações da fábrica, para que a produção diária possa chegar a 3.000 unidades até 1980. As novidades: os modelos 1972 estarão à venda no mês que vem, logo depois de sua apresentação aos revendedores. Dessa linha, a grande novidade é o 1.600 TL de quatro portas. mas os outros carros do tipo 1.600 TL – o TL e a Variant também vão mostrar algumas novidades. O que há de novo no TL e na Variant? Assim como o novo TL, eles estão com a parte dianteira um pouco modificada. (O capô do porta-malas, por exemplo, tem agora uma forma mais aerodinâmica). Só dois carros da Volkswagen não vão mudar para 1972: os sedans 1.300 e 1.5000. Mas um novo modelo com lançamento previsto para o princípio do ano que vem, poderá estar à venda ainda este ano: um carro esporte, com carroçaria do tipo italiano, que corre à 160 km/h

Só os dois sedans não mudaram
Os modelos da Volkswagen estão correndo na pista de testes da fábrica. Mas você não terá de esperar pelo ano que vêm para conhecê-los: toda a linha vai ser apresentada aos revendedores no dia 21 de junho e imediatamente lançada no mercado. Você vai ver, então, que os automóveis da linha 1.600 receberam algumas modificações na parte dianteira, e que a eles foi incorporado um novo modelo: o 1.600 TL quatro portas. E é possível que você conheça, até o fim do ano, o carro esporte que a Volkswagen preparou para 1972.

Com o lançamento antecipado de tôda a sua linha, a fábrica espera superar o recorde de produção mensal – 25.000 unidades – estabelecido em abril, para chegar, em dezembro, ao total anual de 300.000 veículos. Para Werner Schimidt, presidente da empresa desde março deste ano, esse esforço vai marcar o começo de uma nova fase da história da Volkswagen do Brasil.

Os sedans 1.300 e 1.500 não receberam modificações para 1972. Mas a parte dianteira dos carros da linha 1.600 – o TL e a Variant – está um pouco diferente em relação à do modelo de 1972: o capô do porta-malas é mais aerodinâmico; os faróis são duplos, com fundo pintado em cor que contrasta coma do automóvel: e o pára-choques tem lanternas de sinalização colocadas bem na curva que envolve o pára-lamas. O TL 1.600 de quatro portas tem as mesmas características desses dois carros.

Enquanto prepara o lançamento da linha 1972, a Volkswagem anuncia seus planos. O mais importante deles, pata Werner Schimidt, é ampliar em % as instalações da fábrica, através do investimento, já previsto, de 765 milhões de cruzeiros. Várias alas novas estão projetadas; uma delas, que servirá para a montagem final dos carros, está sendo construída. A ala 13, destruída no incêndio de 18 de dezembro, voltará a funcionar a partir de julho; com isso, a empresa poderá aumentar a sua produção, que atualmente é de 1.290 veículos por dia, e atingir 3.000 unidades até 1980.

Mas a fábrica está interessada também, em exportar para outros países da América Latina. No ano passado, o México e a Argentina compraram peças de reposição. Este ano, 264 kombis desmontadas foram exportadas para o Peru e 22 ambulâncias para o Chile. Werner Schimidt quer ampliar o mercado, mas reconhece que há alguns problemas. O mais sério deles é a exigência de quase todos os países que querem que o Brasil também lhes compre autopeças.
- Os governos do Uruguai e da Venezuela, por exemplo, exigem que compremos suas autopeças se quisermos vender-lhes os nossos produtos. Para a Argentina e o Chile, dificilmente conseguiremos exportar carros ou peças, porque o parque automobilístico desses países é muito grande.

A Volkswagen do Brasil já é a maior empresa automobilística da América do Sul. Suas instalações cobrem uma área de 449.300 m². A ala 5, para montagem final, mais de 80.000 m² e a de prensa será ampliada em 27.600 m².

- Atualmente – diz Werner Schimidt -, quem observa as instalações da fábrica, com as transportadoras indo e voltando, fazendo praticamente o mesmo caminho, julga que a fábrica não foi esquematizada. Mas ela foi planejada para funcionar assim mesmo, enquanto as obras complementares não forem concluídas. Quando isso acontecer, será uma fábrica quase perfeita, com todos os setores convergindo para um mesmo objetivo, o da linha final de produção.

Um dos anseios da Volkswagen é fazer uso do anel ferroviário, que nos próximos dois anos passará junto à fábrica, cortando a Via Anchieta. O presidente Werner Schimidt afirmou que a Volkswagen já manteve entendimentos com o secretário dos Transportes, quando seus diretores procuraram mostrar que o anel, servindo tanto para a entrada de materiais quanto para a saída de veículos, representará um desafogo muito grande no trânsito de caminhões pela cidade.

No mês de março, a Volkswagen completou 18 anos de atividades no Brasil. Começou com um capital de 60 milhões de cruzeiros, e operava em instalações alugadas no bairro do Ipiranga. Inicialmente, dedicou-se à montagem de sedans e kombis. Entre 1953 e 1967, foram montados 2.820 veículos, dos quais 2.268 foram automóveis.

Em fins de 1965, a Volkswagen iniciou a construção de sua fábrica na Via Anchieta; e, em setembro de 57, num prédio com 10.200 metros quadrados, começou a produzir as primeiras kombis nacionais. No dia 7 de janeiro de 1959, quando já rodavam pelo Brasil 5.000 kombis nacionais, surgiu o primeiro sedan.
Dos 370 carros que produziu em 1957, a Volkswagen chegou ao seu recorde no final de 1969: 176.266 unidades (média de 798 por dia). No ano passado, saíram de sua linha de montagem 233.011 carros, média de 1.279 por dia. E até o final deste ano, a Volkswagen espera atingir o recorde de 300.000 unidades.

Box: O carro esporte que a Volks vai lançar
Uma das novidades anunciadas pelo presidente da Volkswagen do Brasil, Werner Schimidt: o carro esporte que a fábrica poderá lançar até o fim do ano. Tem motor de 1.700 cm³ de cilindrada, potencia de 72 HP, e pode correr a uma velocidade aproximada de 160 quilômetros por hora. Este carro, que já está sendo testado na fábrica 2 da Volkswagen (antiga Vemag), tem rodas de magnésio e decoração interna bem sofisticada. A carroceria é do tipo italiano.

1 Comments:

At 3:04 PM, Blogger tl 1600 ok a venda said...

tenho uma tl azul original ok á venda por 4900, michel 11 83003767

 

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