segunda-feira, outubro 30, 2006

JORNAL DA TARDE – 13 – 8 – 1970
Título:Você está convidado a passear nos novos Volks
Subtítulo: Depois deste passeio, escolha o novo Karman-Ghia, o TL ou o Fuscão

Chamada: O Karmann Ghia TC tem as características dos carros esportivos: maior desempenho e acabamento melhor. O TL tem as qualidades da Volkswagen, motor 1.600 e é um carro grande. O Fuscão mantém basicamente as linhas do Sedan, mas tem motor 1.500. O repórter Luis Carlos Secco passeou nos três carros e mostra, aqui, com fotos de Oswaldo L. Palermo, as vantagens e desvantagens de cada um.

NUM TC, A 142 POR HORA
O excelente desempenho, o melhor motor que a Volks já produziu. São algumas das vantagens do novo Karmann Ghia. Mas faltam-lhe algumas características dos carros esporte. Custará Cr$ 20.650,00.

Quem comprar o Karmann Ghia TC ou o Volks 1600 TL estará comprando um carro que tem o melhor motor da Volkswagen: o 1.600 de dupla carburação, já aprovado nas peruas Variant. Com esse motor, o Karmann Ghia TC e o Volks 1600 TL apresentam quase o mesmo desempenho. Há só uma pequena diferença: enquanto o 1600 TL aproxima-se bastante dos 140 quilômetros por hora, o Karmann Ghia TC, graças a sua melhor aerodinâmica, supera os 142 quilômetros por hora.

Nos dois veículos, a caixa de mudanças é bastante conhecida; tem as mesmas características dos modelos anteriores. Mas no Karmann Ghia TC, o escalonamento entre a terceira e q quarta marchas é um pouco aberto. Por ser um carro esportivo, deveria ter uma relação mais aproximada entre essas marchas.

A direção também conserva as características dos modelos anteriores. Fácil de manobrar, com razoável precisão nas respostas em alta velocidade e com correções suaves da tendência sobreesterçante. No caso do Karmann Ghia TC seria ideal o uso de um volante com diâmetro menor e acolchoado, para os motoristas mais exigentes.

A suspensão do Karmann Ghia absorve os efeitos das irregularidades das estradas e calçamentos. Talvez o uso de pneus radiais melhorasse ainda mais as condições de dirigir esse automóvel. Embora os pneus radiais sejam mais rígidos que os convencionais, a suspensão do Karmann Ghia TC pode permitir o seu uso, sem comprometer o conforto ou a suavidade de sua condução.

Os bancos dianteiros do Karmann Ghia estão sensivelmente melhorados, dando melhor apoio ao corpo. Os traseiros são ótimos, considerando-se que o modelo do carro é um 2 + 2. São pequenos bancos ideais para acomodar crianças e, com limitado conforto, duas pessoas adultas. A posição de guiar é boa, assim como a inclinação do volante de direção e a posição da alavanca de mudanças. Os pedais de comando são iguais aos que equipam mais de um milhão de proprietários Volks.

No comportamento em marcha – termo usado para substituir as expressões mais conhecidas, como tênue de route, handling ou tenuta de strada – o Karmann Ghia TC é sobreesterçante em curvas de alta velocidade, ou seja, a centrifuga atua mais sobre o eixo traseiro. Em curvas fechadas e forçando-se a velocidade, sente-se o recolhimento da roda traseira. Antes de ser um defeito, é uma característica desse sistema de suspensão traseira da Volkswagen, com barras de torção e barra compensadora auxiliar. Reage bem à interferência dos ventos laterais em estradas abertas. A sensibilidade do volante é boa. A aderência ao solo seria melhor com pneus radiais, mesmo sem alterações das talas ou do diâmetro das rodas.

Bons os freios. Resistem ao superaquecimento. Isso foi provado nos testes em descida de serra. Não apresentaram nenhum fenômeno de fading, termo usado para identificar a queda de eficiência, por utilização constante. O pedal é suave e não há necessidade de servo-freio.

Internamente, o Karmann Ghia TC é bem acabado, em preto. Mas no painel há falta de instrumentos para um veículo de características esportivas. Mesmo levando-se em consideração que o único instrumento integralizado dos modelos Volkswagen é bastante funcional, o painel de um carro esporte exige mais instrumentos sinalizadores. Além do console central, que caberia se houvesse remodelação total do painel e do interior do veículo. O tapete dianteiro é um pouco pobre, mas os estofamentos estão bem, com material de bom gosto e ventilados nos assentos.

Os trincos internos das portas são de qualidade inferior aos do modelo 1.600, superados inclusive em segurança. Os limpadores de pára-brisa ainda deveriam ser pintados de preto-fôsco.

Na parte traseira, o interior é muito bonito. A tampa do motor, que agora se abre dentro do veículo, tem vedação perfeita. Pouco se ouve o ruído do motor e não há nenhuma penetração de gases no interior do carro. O vigia traseiro, integrado à tampa do porta-malas, é basculante, atendendo à funcionalidade e concepção modernas. Este é o ponto alto do veículo, como novo modelo.

Externamente, sem apresentar um acabamento rico, há o cuidado com detalhes requintados, como lanternas dianteiras e traseiras, e a grade de ventilação do motor, em quatro pequenas unidades. Uma delas se abre, para medição, por vareta, do nível do óleo do motor.

Opinião de um piloto: aprovado.
Este é a opinião de Anísio Campos, piloto, estilista e construtor de veículos, um dos mais conceituados do Brasil, sobre o Karmann-Ghia TC:

A análise sobre o estilo, a crítica sobre as linhas de um automóvel é muito delicada e difícil. Primeiro, porque para analisar estilo, diversos aspectos devem ser considerados; e segundo, porque falar sobre as linhas e as formas, bonitas ou não, é algo muito pessoal.

Existe uma premissa: o estilo é concebido para uma finalidade. Pode-se criar um veículo somente para estudos, para exposições, para antecipação do futuro, como para colocação imediata no mercado, considerando-se sua faixa, seu preço, sua solicitação. Assim, não é justo fazer comparações absurdas de um carro com o outro, quando os fatores são diferentes.

O Karmann Ghia TC entra no mercado brasileiro com seus objetivos predeterminados. Existe para ele uma faixa de mercado. Seu custo teve de ser um, para que seu preço de venda fosse o desejado. Ele poderia ser mais bonito ou menos bonito. Aí entra o trabalho do Departamento de Estilo, que procura sempre agradar a maioria, sem querer enfrentar reações do público. Aí entra também o “gosto não se discute”.

O Karmann Ghia TC é uma reestilização cuidadosa do modelo anterior e, ao mesmo tempo, um outro modelo. Não apresenta nada de chocante e é bastante suave, procurando inteligentemente ser de agrado da maioria.

Numa análise mais profunda e pessoal, caberia alguma dúvida quanto à linha do pára-lama traseiro, que termina a zero na porta, junto ao trinco. Ali, ela me parece um pouco perdida, indefinida, imitando a linha do pára-lama dianteiro sem se saber por que, e cortando uma seqüência no sentido longitudinal. Mas nosso modelo do Karmann Ghia TC será apto ao sucesso: longe de ser uma criação e sem apresentar linhas revolucionárias, está bem dimensionado, harmonioso e, o que é mais importante, condizente com a apreciação do nosso mercado.

VOLKS, VELOCIDADE 1971
Estes dois novos modelos da Volks para 1971 – o Fuscão e o 1.600 TL – são mais rápidos, seguros e confortáveis. O TL faz 140 quilômetros, o Fuscão 127.

Os novos modelos do sedan e do cupê Volkswagen vão lhe dar mais velocidade, mais conforto e mais segurança. O Fuscão, como será conhecido o sedan Volkswagen com motor 1.500 será vendido a Cr$ 13.186,00 e poderá alcançar até 126 quilômetros, nove a mais que o modelo 1970. Nas curvas, ele é muito mais seguro que os modelos anteriores, por causa das características de sua carroceria e das bitolas mais largas. Um novo desenho dos bancos aumenta o conforto de quem dirige.

O Volks 1.600 TL, cupê que vai custar 16.950,00, terá freios a disco, que vai lhe dar maior segurança nas freadas, motor 1.600 com turbina horizontal, que lhe permitirá alcançar até 140 quilômetros por hora e uma barra compensadora na traseira – para funcionar como estabilizador nas curvas em alta velocidade. Seus bancos são mais confortáveis.

No Fuscão, os bancos de novo desenho, anatômicos e reguláveis no encosto, melhoraram bastante, em relação ao modelo 1.300, proporcionando mais conforto ao motorista e acompanhante. A distância entre os bancos dianteiros e o traseiro foi mantida e não se constitui um problema para pessoas de estatura média. No TL 1.600 TL, os bancos são mais confortáveis ainda, com um acabamento superior e revestimento em plástico que imita couro. A distância entre os bancos dianteiros, que além de reguláveis, são também reclináveis é, praticamente, a mesma em relação ao sedan. Mas, atrás do banco traseiro, pelo estilo fast-back e pela instalação do motor com turbina horizontal, o 1.600 TL apresenta um porta malas de boas dimensões, que é um dos seus pontos altos.

A posição de guiar é muito boa no Fuscão e mais agradável ainda no 1.600 TL. O painel do Fuscão é o mesmo do 1.300, mas ganhou um revestimento de plástico, imitando o jacarandá, de mau gosto e mau acabamento. Em alguns carros, a colocação do plástico não recebeu os cuidados necessários, apresentando dobras imperdoáveis, no encaixe sob a borracha do pára-brisa.

O motor 1.500 do Fuscão, com a turbina vertical, nada mais é que a troca de kit – camisas, pistões e anéis – e proporcionou ao carro um desempenho muito mais eficiente. Principalmente nas acelerações, para ultrapassagens mais seguras. A velocidade máxima aumentou razoavelmente, passou de 117 para 126 quilômetros por hora. Com esse motor, equipado com um carburador central, alimentando os quatro cilindros, o carro ganhou comportamento mais esportivo, por um preço econômico. Agora, para os que desejam um carro mais rápido ainda, será preciso muito pouco: um sistema de dupla carburação, instalação de um comando de válvulas, com diagrama mais acentuado, e a redução de peso no volante, serão modificações de preço mais acessíveis que a antiga transformação do 1.300 para 1.500.

O motor do 1.600, com a turbina horizontal, dá ao TL um comportamento bem acentuado, com seus 140 quilômetros por hora. É um carro que deverá agradar bastante, pela rápida aceleração, e pelo seu comportamento em marcha, com pouca influência dos ventos laterais.

A suspensão no Fuscão é um pouco mais rígida que no 1.600 TL, mantendo as mesmas características do sedan 1.300, embora absorva melhor os efeitos das irregularidades do caminho. Mas os dois apresentam o mesmo sistema de suspensão, independente nas quatro rodas, com barras de torção e amortecedores telescópicos.

A modificação nas bitolas, agora mais largas, proporcionou maior segurança ao automóvel. Ambos têm características sobre-esterçantes (sair de traseira) acentuadas, mas a cambagem das rodas, estando agora em posição negativa, ajudam bastante o comportamento do automóvel, principalmente em curvas de alta velocidade.

O ponto de desgarramento do eixo traseiro em curvas, foi retardado, melhorando bastante a estabilidade e tornando os carros quase neutros, em curvas de baixa velocidade.

Para melhorar ainda mais a estabilidade, foi colocado, na traseira, uma barra compensadora. Essa barra só funciona nos casos de fortes oscilações da suspensão e tem um efeito progressivo de amortecimento. Ela atua, também, como auxiliar das barras de torção, reforçando a suspensão. E, além disso, a barra compensadora, em curvas, passa a funcionar como estabilizador.

Pelas mesmas características, o 1.600 TL é um automóvel seguro e, embora apresente também a tendência sobre-esterçantes, - desgarra com a parte traseira – mesmo em curvas feitas no seu limite de velocidade, é fácil a correção dessa tendência, com leves manobras no volante.

Baseando-se nos resultados apresentados no teste da perua Variant, para um automóvel de características semelhantes, conclui-se que o Volks 1.600 TL é um veículo econômico, pela inclusão de dois carburadores laterais, que dividem a função de alimentar os quatro cilindros; de velocidade razoável e seguro nas freadas. A 80 quilômetros por hora pode fazer 12,5 quilômetros e a 120, a média de 8,5 quilômetros por litro. Pode atingir até cem quilômetros por hora em 20 segundos e, sua velocidade máxima superior a 135 quilômetros por hora. Quanto aos freios, também em relação à Variant, a média de 5m56 para parar a 40 quilômetros por hora;16m21, à velocidade de 60;30m15 à velocidade de 80 e 49m85 quando o carro estiver a 100. Seus freios a disco, nas rodas dianteiras, são bastante eficientes.

No Fuscão, pela maior velocidade que o carro pode atingir em relação ao 1.300 sedan seria aconselhável a instalação de freios a disco nas rodas dianteiras, normalmente mais eficientes. Isso custará apenas Cr$ 140,00 e dará ainda mais segurança a esse carro. Quanto ao consumo, não se assuste com o motor 1.500 cm³ de cilindrada. Ele gasta praticamente o mesmo que o convencional modelo 1.300.